O GLobal Big Day é um evento onde as pessoas de todo o mundo reservam essa data para observar aves e postar suas listas na plataforma eBird. A ideia é observar o maior número de espécies de aves em 24h. E todas as espécies contam, desde a mais rara à mais comum e por isso também você pode fazer de qualquer lugar, seja de uma Unidade de Conservação ou do quintal de sua casa. É simples participar: saia para passarinhar, faça sua lista e as insira no eBird Brasil

Regras


    •    O principal objetivo do Big Day é que o participante ou a equipe registre o maior número de espécies possível durante um período de 24 horas.
    •    Para o Global Big Day 2017, que acontecerá no sábado, 13 de maio, são válidas apenas as observações feitas durante as 24h deste dia, respeitados os fusos horários do estado do participante. 
    •    A data limite para o envio das listas é 18 de maio de 2017.
    •    Não há limite máximo para o número de locais visitados ou a distância percorrida durante as observações do Big Day.
    •    Deve ser elaborada uma lista para cada local visitado. O recomendado é que se houver deslocamento de carro ou outro veículo entre dois pontos de observação, se inicie uma nova lista.
    •    Lembre-se que quanto maior o número de hábitats diferentes, maior será o número de espécies que podem ser registradas. Você pode visitar vários locais com ambientes diferentes, ou buscar, em uma mesma área, mata, brejos e áreas abertas com plantações e pasto por exemplo.
    •    As aves devem ser identificadas visualmente ou através de sua vocalização. Se tiver dúvidas quanto à espécie, não coloque na lista. Apenas insira na lista se conseguir tirar a dúvida posteriormente através de fotografia ou gravação. Recomendamos que você consulte guias de campo e listas conhecidas para a região onde está fazendo as observações, para se certificar que é esperado que a espécie registrada ocorra ali.
    •    Se estiver observando aves em equipe, todos os membros da equipe devem estar juntos durante os registros, ou seja os membros da equipe não podem estar a uma distância maior do que a que possibilite contato direto por voz. Não serão válidas listas elaboradas pela equipe dividida em vários pontos de uma área, ou em localidades diferentes.
    •    Só devem ser registradas e contadas aves livres.
    •    Ninhos não ocupados ou apenas com ovos não contam como registro.
    •    Faça suas listas diretamente no campo, através do aplicativo eBird para smartphones, ou insira posteriormente suas listas através das plataformas eBird Brasil (http://ebird.org/content/brasil/).
    •    Tente fazer a melhor estimativa de abundância possível: 5 sabiás, 3 tico-ticos, 10 periquitos. Grandes bandos podem ser um desafio, mas a sua melhor estimativa é muito valiosa e você pode treinar em: http://www.game.bigdaybrasil.com.br/. Lembre-se, estimativas de abundância podem se transformar em valiosas contribuições para a conservação das espécies de aves e de seus hábitats.
    •    Inicie suas observações do Big Day o mais cedo possível, pois isso aumenta muito a chance de detecção de um número maior de espécies. Se possível inicie suas atividades ao nascer do sol ou mesmo um pouco antes, o que possibilitará o registro de aves noturnas, como corujas e bacuraus).
    •    Mantenha sempre boas práticas de observação, respeitando os locais de acesso restrito e o bem-estar das aves. Nunca faça alterações na vegetação em torno de ninhos para facilitar a observação. Essas alterações normalmente aumentam a chance de predação de ovos e ninhegos.
    •    Como boa parte dos registros de aves, principalmente em áreas de floresta, são feitos a partir da detecção de seus cantos, apelos e gritos, uma observação em silêncio resultará em resultados bem melhores.