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Como trabalhar com marketing digital do zero

Como trabalhar com marketing digital do zero

Se você gosta da parte criativa do trabalho, vai adorar trabalhar com marketing digital.

Nenhuma certificação é necessária para trabalhar como profissional de marketing digital. Não existem obstáculos. Mas você precisa de ambas as habilidades de marketing digital, de modo e experiência prática.

O que é marketing digital?

Existem várias estratégias e técnicas online que as empresas usam para identificar, construir e direcionar seu público a fim de convertê-los em vendas ou clientes! Todas essas estratégias e habilidades online estão relacionadas ao marketing digital.

como trabalhar com marketing digital no instagram

O marketing digital substituiu a forma tradicional de marketing para o público. Com essa tecnologia, as empresas agora podem atingir seu público-alvo com muito mais precisão e a um custo menor!

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Há uma razão pela qual alguns artigos aparecem no topo e outros não quando você pesquisa algo na internet. Ele se enquadra na otimização de mecanismos de pesquisa (SEO), que é uma das habilidades mais exigentes do setor.

Da mesma forma, você pode dominar alguns ou todos eles e construir uma boa carreira para você!

6 Dicas de como trabalhar com marketing digital

Você deve aprender a se vender antes de começar a vender produtos. Então, veja 6 dicas de como trabalhar com marketing digital:

1 – Faça um ótimo portfólio

Uma das melhores maneiras de ganhar experiência é criar designs simulados. O melhor lugar para começar é trabalhando no seu site.

Depois de adquirir as habilidades, tente ajudar seus amigos e familiares. Faça seu trabalho de graça.

Peça comentários. Certifique-se de que todos com quem você trabalha estejam prontos para dar feedback.

2 – Trabalhe em seu currículo  

Esta é uma dica muito simples. Onde quer que você se inscreva, seu currículo terá um papel importante. Você pode adicionar sua experiência aqui. Será bom se você fizer vários cursos certificados e tiver certificações para mostrar. Isso sempre inspira confiança.

Ser freelance por um tempo antes de se candidatar a um emprego aumentará sua experiência e seu currículo.

3 – Fique informado!  

Os truques e as táticas do marketing digital mudam de tempos em tempos. Ame ou odeie, é um fato! Este é um setor que muda rapidamente. Se você quer estar entre os melhores, tem que se manter sempre atualizado!

Se suas bases são fortes, você pode se adaptar facilmente às mudanças. Portanto, sempre concentre-se no desenvolvimento de suas bases.

O Google e o Facebook continuam a fazer mudanças e, uma vez que ambos são muito importantes e relevantes para o marketing digital, você precisa analisá-los.

4 –  Explore ferramentas de marketing digital

Além de aprender tudo acima, você deve aprender a trabalhar com ferramentas de marketing digital. Quando você está lidando com vários projetos e várias pessoas ao mesmo tempo, para avaliar seu trabalho e andamento, você deve aprender algumas ferramentas de marketing.

Essas ferramentas o ajudarão a criar um painel para vários canais. Existem diferentes tipos de instrumentos, dependendo da categoria.

Entre elas estão: Analytics – Hubspot e Google Analytics, Meetedgar, Hootsuite, Google Keyword Planner, Moz e SEMrush.

Você pode começar com algumas ferramentas de pesquisa de SEO. À medida que você se aprofunda cada vez mais, aprenderá e explorará mais.

5 – Obtenha a certificação do Google Ads

Para promover diversos serviços e produtos na internet, você precisa usar os anúncios do Google, isso fará parte do seu trabalho.

Existem muitos recursos no Google para ajudá-lo a obter as habilidades de que precisa e se tornar um especialista. Você pode obter a certificação do Google Ads. Obter a certificação será uma ótima maneira de mostrar aos seus clientes que você é um profissional de marketing digital em potencial.

Isso também será adicionado ao seu currículo, o que é útil especialmente se você for um estudante.

6 – Entenda o funcionamento das redes sociais

Como profissional de marketing digital, você precisa entender como funcionam as várias plataformas de mídia social, como Twitter, Instagram, Facebook, LinkedIn.

Ao contrário de outras profissões, você não precisa de experiência aqui. Mesmo que você não consiga um emprego em marketing na internet, isso pode ajudá-lo em sua profissão.

Tipos de marketing digital

Existem diferentes tipos de vagas para diferentes categorias de acordo com seus interesses.

Para aproveitar esses benefícios, você precisa decidir sobre o tipo de marketing digital. Cada um deles é usado para atingir objetivos diferentes, de acordo com os quais são escolhidos durante o desenvolvimento da estratégia.

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É melhor dominar várias categorias ao seu gosto. Com a experiência, você ganha experiência e seu salário aumenta, mas isso não quer dizer que, sendo iniciante, você não conseguirá um emprego! Existem empregos de marketing digital para iniciantes.

O marketing digital se refere à publicidade distribuída por meio de canais digitais, como mecanismos de pesquisa, sites, mídia social, e-mail e aplicativos móveis. Embora esse termo abranja uma ampla gama de atividades de marketing que nem sempre são usadas, nos concentraremos nos tipos mais comuns.

Motor de Otimização de Busca

Este é o processo de otimização de um site para melhorar sua classificação nas páginas de resultados de pesquisas e para aumentar o volume de tráfego orgânico (ou gratuito).

A estratégia de promoção e o trabalho posterior em cada site são desenvolvidos individualmente, uma vez que diferentes abordagens são utilizadas para landing pages, cartões de visita e lojas online.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é a criação de conteúdo informativo e útil para aumentar o reconhecimento da marca, o crescimento do tráfego e atrair clientes em potencial.

Uma das partes mais importantes do marketing de conteúdo é mostrar aos usuários o principal “valor” de um produto ou serviço. Seja o conteúdo gratuito ou pago, o usuário deve obter informações realmente úteis que o motivem a se tornar cliente de sua empresa.

Marketing de mídia social

O marketing de mídia social trata de direcionar o tráfego e aumentar o conhecimento da marca, envolvendo as pessoas em discussões e interações online. As plataformas mais populares são Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube.

Existem outros, mas são selecionados em função dos interesses do público-alvo.

É eficaz tanto para empresas pouco conhecidas e pequenas, como para grandes empresas com uma certa reputação.

Publicidade contextual

Publicidade PPC ou Pay Per Click (PPC) geralmente se refere a “resultados pagos” na parte superior ou lateral dos resultados de pesquisa (SERPs). Você só paga quando seu anúncio é clicado.

Você pode personalizar seus anúncios PPC para que apareçam ao inserir palavras-chave específicas, criando anúncios direcionados a públicos específicos.

Canais PPC: Google Ads; Anúncios pagos no Facebook; Anúncios pagos no Instagram; Mensagens publicitárias do LinkedIn.

Com a ajuda das estatísticas, você poderá saber quais anúncios estão gerando receita e quais estão gerando prejuízo, para retirá-los a tempo e evitar o desperdício de seu orçamento.

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Marketing afiliado

O marketing digital de afiliados é uma das primeiras estratégias usadas para gerar renda passiva. O conceito é bastante simples, em suma, promover os produtos ou serviços de outras empresas em troca de uma taxa.

Publicidade nativa

Publicidade nativa é marketing digital disfarçado. Tais anúncios se encaixam naturalmente no conteúdo circundante, portanto, ao visualizá-los, a chamada cegueira do banner não ativa os visitantes e a mensagem em si não causa emoções negativas. Ao contrário do natural, o nativo parece uma mensagem desinteressada, por isso são mais leais a ela. Pode ser educacional (artigos úteis sobre um produto ou serviço), divertido e de marca.

A publicidade nativa é uma forma discreta de se comunicar com seu público que aumenta o conhecimento da marca. Quando usado corretamente, aumenta a confiança do público-alvo.

Automação de marketing

Automação de marketing – o uso de programas e serviços para apoiar campanhas publicitárias de marketing digital, aumentar a eficácia e relevância da publicidade. Isso é otimização, automação de tarefas de marketing e processos de trabalho.

Usando os serviços, você pode ver quais canais digitais estão funcionando e quais não estão. Todos os dados são exibidos em métricas, cuja análise mostrará como a estratégia aplicada funciona.

Marketing de e-mail

O marketing por email é o uso do email para atingir um público. Ele constrói a confiança dos clientes, os retém, incentiva a repetição de vendas e retorna clientes passivos. O marketing digital por email também é usado para aumentar o conhecimento da marca e se comunicar com cada pessoa separadamente.

Marketing de Vídeo

Marketing de vídeo – usando vídeos para envolver seu público-alvo. Mais de 78% das pessoas preferem vídeo a texto, pois muitas vezes é mais interessante de assistir do que ler uma descrição enfadonha. Existem várias plataformas de marketing de vídeo: YouTube, Facebook Videos, Instagram e até TikTok.

Marketing viral

O marketing viral é o marketing digital em que os consumidores transmitem ou compartilham informações sobre os produtos ou serviços de uma empresa por meio das mídias sociais. Conteúdo sensacional ou incomum chama a atenção e se espalha rapidamente.

Pode ser em qualquer formato, por exemplo, vídeos, postagens em blogs, postagens em mídias sociais e sobre diferentes tópicos (viagens, comida, beleza, tecnologia, etc.).

O resultado do marketing viral é de curto prazo, com um pico significativo de tráfego e um aumento acentuado de pessoas interessadas na marca.

Marketing para celular

O marketing digital móvel é a promoção de produtos e serviços por meio de mensagens publicitárias em dispositivos móveis.

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Essa forma de interagir com o público é bastante eficaz, já que o smartphone está quase sempre próximo ao usuário, respectivamente, o anúncio será visualizado imediatamente.

As mensagens podem ser personalizadas, bem como enviadas no momento oportuno, por exemplo, assim que um potencial cliente passar pelo estabelecimento, chegará um SMS com desconto na encomenda.

Publicidade em rádio e TV

Hoje, o marketing no rádio e na TV é inferior em eficiência aos tipos acima. O marketing digital substituiu a abordagem tradicional off-line, então ficou mais fácil se comunicar com o público para entender exatamente o que ele precisa e como reage à publicidade.

Além de canais de TV e rádios, mais conhecidos off-line, é possível utilizar plataformas que funcionam exclusivamente on-line.

Por que uma empresa precisa de marketing digital?

Uma das vantagens do marketing digital sobre os métodos tradicionais é a capacidade de avaliar a reação do público, medir o alcance, a eficácia da campanha, coletar e analisar comentários de clientes.

Você pode obter qualquer informação – desde dados demográficos até o momento exato de um anúncio. Graças a isso, você pode ajustar a campanha lançada em tempo hábil e obter resultados elevados.

Veja por que uma empresa precisa investir no marketing digital:

  • Ampla cobertura;
  • Menor custo em comparação ao marketing tradicional;
  • Disponibilidade de informações detalhadas sobre os resultados das campanhas publicitárias;
  • Ciclo de vendas mais curto;
  • Assistência na construção da fidelidade à marca;
  • Fidelização de clientes;
  • Promoção de vendas.

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