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Cosméticos online: como abrir uma loja de cosméticos online

Cosméticos online: como abrir uma loja de cosméticos online

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Os cosméticos sempre estarão em demanda e nunca sairão de moda. Todos os anos, as vendas de cosméticos aumentam de 5 a 10%, portanto, uma loja de cosméticos online é uma ideia de negócio promissora.

Hoje, os cosméticos são um dos produtos mais procurados. O mercado russo de produtos cosméticos está crescendo a cada ano e deve chegar a 211 milhões de unidades vendidas até 2019. Ao mesmo tempo, o setor de comércio eletrônico está se desenvolvendo ativamente. De acordo com pesquisas de mercado, em 2018, cerca de 50% dos compradores online fizeram compras online de cosméticos. Todo mês, o mecanismo de busca Yandex processa mais de 2 milhões de consultas de “cosméticos”.

A principal tendência de 2018 foi a transição gradual dos compradores online de cosméticos. Ao mesmo tempo, as compras nas lojas online foram menos frequentes: a frequência das encomendas online foi de 3,7 e as compras em redes de lojas – 6,9. Por outro lado, as compras mais caras são feitas na Internet (o custo médio dos pedidos online é quase o dobro do offline). Portanto, os especialistas acreditam que é necessário desenvolver o comércio online aumentando a frequência de vendas. E todas as condições para o desenvolvimento estão aí: o mercado de cosméticos está estável, as vendas online cresceram 30% em termos monetários no ano. A tendência positiva pode ser mantida graças ao trabalho ativo com os entusiastas da fidelidade e da beleza.

Que conclusão pode ser tirada dessas estatísticas? O mercado de cosméticos está se desenvolvendo de forma ativa e possui recursos para crescer ainda mais. A transição dos cosméticos online vai continuar – e a tarefa dos empresários é ocupar um nicho nesse segmento no tempo. Além disso, o formato da Internet é adequado para aspirantes a empreendedores. O comércio online reduz os custos de abertura, permite que você trabalhe em casa e simplifica o processo de criação de uma loja.

Vamos descobrir como implementar a ideia de uma loja online em condições modernas.

Etapa 1. Estude os concorrentes

Hoje, o mercado de cosméticos online é uma direção em grande escala na qual seus líderes se formaram. Sua tarefa é estudar ofertas e entrar no mercado com uma ideia nova e relevante. À primeira vista, pode parecer que a maioria das lojas de cosméticos online repete o mesmo esquema, mas cada uma depende de algo diferente, por exemplo: Descobrir “Como a avon coloca cheiro nas revistas“?

Alguém faz estojos de beleza, alguém presta serviços para a seleção de cosméticos e consultas … alguns se distinguem por um sortimento exclusivo, enquanto outros vendem produtos de massa comprovados. Depois de examinar diferentes propostas, você pode determinar quais ideias implementar em sua loja online e o que substituir e melhorar.

Etapa 2. Definição do conceito e público-alvo

O desenvolvimento do comércio online de cosméticos deve-se ao fato de que as lojas online puderam oferecer o que o comprador não encontrava em uma loja regular: ampla seleção de produtos, preços reduzidos, serviço de entrega conveniente, programas de fidelidade lucrativos, etc. Portanto, planeje imediatamente como será o seu serviço – tanto o sortimento quanto a política de preços dependem disso.

Se você oferece um serviço conveniente: entrega rápida, embalagem apresentável, opções adicionais – então faz sentido se concentrar em cosméticos mais caros. Lembre-se de que um serviço de qualidade geralmente está associado a custos ou riscos adicionais. Por exemplo, entrega rápida significa que você tem produtos em estoque e envia pedidos pelo serviço de correio. São os custos de formação do sortimento (e o risco de não venda de alguns produtos), bem como os custos de entrega. Uma embalagem bonita também custa dinheiro: uma coisa é quando um produto chega ao cliente em uma sacola branca, e outra bem diferente – em uma caixa de marca.

Se você planeja se concentrar em cosméticos para o mercado de massa, os custos adicionais do serviço terão que ser otimizados, caso contrário, você corre o risco de ficar sem lucro. A escolha do público-alvo e o conceito da loja estão intimamente relacionados. A regra principal: eles não devem se contradizer. Portanto, pense nisso com antecedência. Concentre-se no seu público-alvo e em suas capacidades financeiras. Já que estamos falando sobre o público-alvo, certifique-se de compor um retrato dele. Isso permitirá não apenas determinar em que segmento de preço trabalhar, mas também como formar o sortimento da loja.

Etapa 3. Registro comercial

Antes de iniciar as etapas ativas para abrir uma loja, você precisa entender a questão legal. No entanto, muitas vezes você pode encontrar na Internet pequenas lojas online que funcionam sem qualquer registro. Na verdade, uma loja online difere do usual apenas na forma de vender e armazenar mercadorias. Portanto, se você pretende comercializar cosméticos e fazer disso um negócio lucrativo, então é melhor passar pelo procedimento de registro e trabalhar como um empresário cumpridor da lei.

Melhor registrar-se como “LLC”. Neste caso, você será capaz de responder apenas no âmbito do capital inicial, que para uma loja online de bens de consumo não deve ser inferior a 20.000 rublos. Ao se cadastrar, você precisará indicar o código da atividade de acordo com o classificador OKVED-2:

  • 47,91 – Comércio a retalho por correio ou rede de informação e comunicação Internet.
  • 47.75.1 Comércio varejista de produtos cosméticos e de perfumaria, exceto sabonetes em lojas especializadas.

Uma nuance importante! Desde julho de 2012, está em vigor o Regulamento Técnico da União Aduaneira, que detalha o procedimento de certificação obrigatória de produtos cosméticos e de perfumaria, bem como requisitos de burocracia de mercadorias e rotulagem de produtos. Também existem requisitos para embalagens, que devem conter informações detalhadas sobre o produto. Portanto, uma declaração de conformidade é necessária para cosméticos.

Qualquer loja de cosméticos deve ter um pacote completo de documentos para cada lote de produtos. Portanto, verifique cuidadosamente a documentação com o revendedor antes de comprar um item. Em caso de irregularidades, você, como vendedor, também é responsável.

O que procurar ao verificar a documentação? Primeiro, verifique a data de validade do documento. A declaração para cosméticos pode ter um “prazo de validade” para 1 lote: 1 ano, 3 anos, 5 anos. Em segundo lugar, certifique-se de verificar a autenticidade da Declaração de Conformidade. Todas as declarações de cosméticos são registradas no site da Rossaccreditation , e os certificados de registro estaduais .

Etapa 4. Trabalhando com fornecedores

Paralelamente à burocracia, você precisa buscar fornecedores.

A opção mais fácil é encontrar revendedores no Brasil. Existem muitos no mercado cosmético hoje. Basta ir ao mecanismo de pesquisa e procurar as opções adequadas. Você encontrará fornecedores especializados em vendas no atacado e no varejo.

Tente fechar contratos com a possibilidade de usar o armazém do fornecedor. Assim, você reduzirá o custo de aluguel de espaço de armazenamento. Se você escolher os produtos e fornecedores certos, pode evitar estoques desnecessários, reduzir a probabilidade de ativos ilíquidos e aumentar a rotatividade. Com o sortimento certo, você formará uma vantagem competitiva e atrairá compradores em potencial. Portanto, você precisa estudar cuidadosamente as avaliações de fornecedores e a qualidade de seus produtos.

Etapa 5. Criação de um site para uma loja online

Quando você tiver descoberto os fornecedores e tiver certeza de que pode atender os pedidos de maneira adequada, pode prosseguir diretamente para a abertura da loja online. O que é, em essência, uma loja online? Este é um site com um catálogo de mercadorias.

Portanto, sua principal tarefa é criar um site. Existem várias maneiras:

  1. Alugue uma loja. À primeira vista, é uma opção muito lucrativa. Especialmente se você for um empresário iniciante com um orçamento apertado. Os serviços Insales, Wix, NetHouse virão em seu socorro.
  2. Use uma solução em caixa no CMS. Este programa permite que você instale e gerencie sua loja online. As soluções em caixa têm conjuntos de modelos e design integrados. A funcionalidade não requer customização, então eles são usados ​​por empreendedores novatos que não possuem habilidades de programação. O custo médio de um CMS no mercado é de 20 a 30 mil Reais. dependendo da popularidade do desenvolvedor. (1c-Bitrix, Moguta, UMI, CS-Cart). Você pode escolher um CMS gratuito (por exemplo, OpenCart)
  3. Desenvolvimento de pedidos de programadores. Você pode solicitar o desenvolvimento de sites do zero. Em média, um site padrão de uma loja online custará de 40 a 50 mil reais
  4. Crie uma loja online usando o construtor. Hoje o mercado de TI oferece muitas plataformas. O mais difícil é escolher o melhor construtor de lojas online com o conjunto de funções necessárias e um preço atractivo.

A tabela mostra as características comparativas de cada método.

OS CAMINHOS PRÓS MINUSES
Alugar uma loja No estágio inicial, você pode sobreviver com custos mínimos. Você pode obter um site funcionando por 500-1000 reais por mês. Você não precisa de um programador para isso. Normalmente, as lojas para alugar têm funcionalidade limitada e não são adequadas para todos os modelos de negócios. Com o desenvolvimento dos negócios, quando o número de pedidos aumenta, o custo do aluguel também aumenta. E, no futuro, essa opção barata se tornará excessivamente cara. O preço do aluguel será de 15 mil reais por mês
Use uma solução em caixa no CMS O CMS é comprado de uma vez por todas. Além disso, você pode pagar apenas mediante solicitação de suporte técnico.
Você pode personalizar a funcionalidade criando a loja da maneira que você a vê.
Requer ajuda de um programador, hospedagem própria para o site, que deverá ser paga anualmente
Desenvolvimento de pedidos de programadores Você pode desenvolver absolutamente qualquer site O custo de desenvolvimento é bastante alto. Além disso, existem despesas adicionais destinadas à manutenção da obra do site criado.
Crie uma loja online usando o construtor Você pode criá-lo sozinho, sem nenhuma habilidade de programação. É muito simples criar um site: não há necessidade de resolver o problema de hospedagem, domínio, etc. Basta se cadastrar na plataforma. Esta é uma opção bastante econômica para a criação de um site. Para o aspirante a empresário, os construtores de sites são uma das maneiras mais acessíveis de abrir uma loja online. Esses construtores usam designs de modelo, então você não será capaz de criar algo completamente individual. Freqüentemente, o resultado parece muito barato e não inspira confiança. A funcionalidade dos sites no construtor é muito limitada. Os sites criados com um construtor de sites são mais difíceis de promover.
Assim, o investimento inicial mínimo para a criação de uma loja pode ser designado condicionalmente como 500-7000 rublos por mês como uma taxa de serviço. No entanto, trabalhar por meio de construtores não é a maneira mais popular. Devido à relutância em perder tempo com essas coisas, muitos empresários recorrem aos estúdios da web para serviços complexos, que podem incluir não apenas a criação e o conteúdo do site, mas também sua promoção. Para criar algo inteligível dessa forma, você precisará de 30-50 mil rublos.

Como escolher uma plataforma para uma loja online

Os critérios de avaliação das plataformas de comércio eletrônico podem variar. O que procurar:

  1. O custo por mês é um dos principais fatores. O conteúdo do site deve compensar com o lucro que ele traz. Existem plataformas gratuitas, shareware e caras no mercado.
  2. Período de teste gratuito. É bom que a plataforma permita avaliar primeiro o trabalho e a funcionalidade. Assim, você não corre o risco de jogar seu dinheiro no ralo.
  3. Posso conectar meu domínio. Esta também é uma questão importante. O endereço do site deve ser atraente. Um endereço de site como “kosmetika.kupi.net” não é o melhor anúncio para sua loja online.
  4. Suporte técnico de serviço. Isso é especialmente importante para aqueles que trabalham sem programadores e precisam de ajuda profissional. É aconselhável que você tenha um gerente pessoal a quem possa recorrer para obter ajuda imediata. Mas, muitas vezes, o suporte técnico nessas plataformas é fornecido por um chat com um bot, ou seja, na verdade, não há suporte técnico.
  5. A qualidade e a quantidade dos modelos. Quanto mais opções de design a plataforma oferece, mais chances você tem de criar um site atraente de acordo com suas necessidades.
  6. A presença de um editor visual. Se você planeja criar o site sozinho, o editor deve ser claro e simples. Caso contrário, é mais fácil criar um site autônomo, confiando o trabalho a um programador.
  7. É possível criar uma loja completa na plataforma, com todas as funções necessárias? Sua tarefa não é apenas criar um site – sua própria existência não fará com que você ganhe dinheiro. É importante que ele tenha uma funcionalidade conveniente que seja adequada para você como empresário e comprador. Se o site se revelar inconveniente e incompreensível, o visitante simplesmente irá ao seu concorrente. As pessoas valorizam a conveniência nas compras online.
  8. A quais métodos de pagamento posso me conectar? Essa questão também diz respeito à conveniência dos compradores.
  9. Existem funções adicionais: a capacidade de alterar preços massivamente, personalizar estoques, etc.
  10. A capacidade de retirar o site do serviço para sua hospedagem. Mais cedo ou mais tarde, você decidirá ir para um site offline. Mas criá-lo do zero, quando o site já está funcionando há um certo tempo, é um novo desperdício. Portanto, certifique-se de que sua plataforma permite que você transfira o site do construtor para o seu host. Você pode testar um nicho em um construtor de sites e, se os resultados de vendas forem adequados para você, transferir seu site para uma hospedagem separada.

Como escolher entre um grande número de plataformas? Se você está procurando a solução mais simples e econômica, o Wix é para você. Se você quer “a sério e por muito tempo” – preste atenção às plataformas multifuncionais como Tiu, Advantshop e InSales. Se você tiver habilidades de programação, poderá usar o UCoz. E a função de transferência de um site para o seu hosting é suportada pelas plataformas UMI e Nethouse.

Escolha aquele que melhor se adapta ao seu modelo de negócio: em termos de preço, funcionalidade, facilidade de gerenciamento, suas capacidades.

Etapa 6. Formação de sortimento

Só depois de conhecer as características do seu site, você pode começar a formar o sortimento.

Como escolher o sortimento certo para sua loja de cosméticos? Primeiro, dê uma olhada nas estatísticas de vendas. Os produtos mais vendidos na Internet são cosméticos de cuidados e decoração, produtos para o rosto e corpo, perfumes e acessórios. Em segundo lugar, guie-se pelo boca a boca, comentários de clientes de concorrentes, comentários de outros vendedores e a variedade de suas lojas. Explore recursos temáticos, monitore o prof. sites e estar na tendência.

Quando comprar bens

A maioria dos empresários compra sortimento antes de lançar um site. Em seguida, eles enfrentam o problema de onde armazenar as mercadorias. Para evitar despesas e dificuldades desnecessárias no início, você pode usar um esquema complicado:

  1. Preparando o site para o lançamento. Uma loja online deve dar a impressão de que está em operação há muito tempo e está processando pedidos ativamente.
  2. Compramos um número limitado de produtos – os itens mais populares e comprovados.
  3. Lançamos um site, atraímos tráfego real com a ajuda da publicidade. Aceitamos encomendas.
  4. Como de costume, vendemos os produtos em estoque. Se encomendarem produtos que não existem, contactamos o comprador, informamos que de momento não há produto, mas oferecemos a pré-encomenda sem pré-pagamento. Isso não vincula o comprador a nada, muitos concordam.
  5. É assim que acumulamos estatísticas sobre visualizações, pedidos e solicitações. Depois de analisar essas estatísticas, decidimos o que comprar. É assim que compramos inicialmente o produto mais procurado, que podemos vender no futuro.

Este esquema permite que você reduza o custo de compra de um produto no início e reduz o risco de comprar um produto não reclamado, o que geralmente acontece com iniciantes.

Etapa 7. A questão do pagamento de pedidos e entrega

Para uma loja online, considere diferentes formas de pagamento e entrega para atender às necessidades de todo o público-alvo.

A maioria das pessoas prefere pagar as compras online com cartões bancários. Além disso, use sistemas de pagamento populares: Interkassa, PayPal, EasyPay, YandexKassa, etc. Fornece também ao cliente a opção de pagar a compra no ato do recebimento no serviço de entrega ou pelo correio.

Quanto à entrega, geralmente é feita por meio de serviços de correio especial. O cliente paga por este serviço adicionalmente. A opção mais conveniente é se conectar a um sistema de entrega existente, como Amazon, Boxberry, etc.

Etapa 8. Publicidade na loja online

É hora de fazer uma pergunta, como promover uma loja do zero? As ferramentas de promoção são selecionadas de acordo com o orçamento de publicidade. Aqui estão as maneiras que você pode usar para promover sua loja de cosméticos online:

  • Use as oportunidades de publicidade contextual. Se for eficaz, o link para o seu site estará localizado nas primeiras linhas dos motores de busca. Assim, o seu site será notado por um grande número de usuários e o tráfego do site aumentará significativamente. Esteja preparado para investir um orçamento considerável neste método de promoção a fim de atrair o maior número de visitantes possível em um curto espaço de tempo.
  • Solicite anúncios de blogueiros . Escolha blogueiros de beleza ou personalidades populares que seu público-alvo siga. Chegue a um acordo sobre a veiculação de uma postagem publicitária com um link para sua loja online. Organize um sorteio de produto ou ofereça um código promocional de desconto para os assinantes desse blogueiro (isso permitirá que você acompanhe a eficácia da publicidade);
  • Coloque anúncios em sites e públicos femininos. Alcance o máximo de sites possível para reunir um público diferente. Preste atenção nas redes sociais VKontakte, Instagram, Youtube – hoje são talvez os sites mais ativos e com grande audiência. Combine com públicos e blogueiros sobre publicidade. Pode ser um artigo informativo ou promocional com um link para sua loja, uma oferta conjunta, um anúncio em banner, um vídeo, etc.
  • Comece o seu blog: diretamente no site ou no Instagram . E melhor – tanto ali como ali. Escreva artigos de blog… As pessoas visitam um site se veem algo útil e interessante nele. Por exemplo, um usuário pode visitar seu site uma vez por mês para solicitar cosméticos. Mas se artigos úteis forem publicados no site, o número de visitas aumentará significativamente. Escreva artigos interessantes com hacks de beleza, conte em detalhes sobre cada ferramenta, encontre fatos interessantes, componha coleções. Responda ativamente às perguntas de seus leitores. Um blog no Instagram permitirá que você promova sua loja com a ajuda dos próprios compradores. Por exemplo, você pode postar comentários de outros clientes. Seu público-alvo são mulheres. E eles adoram compartilhar opiniões e dar conselhos. Organize uma promoção: “5% de desconto para uma revisão.” Acompanhe as menções à sua loja e certifique-se de dar feedback: publique avaliações de seus clientes, responda perguntas;
  • Faça descontos, organize promoções, dê presentes. Os certificados de presente funcionam muito bem na indústria da beleza. Deixe que o seu sortimento inclua vales-presente de valores diferentes, um deles pode ser sorteado.
  • Ofereça um serviço único. Uma boa proposta de venda ou serviço útil também é uma forma de envolver seu público. Vale-presentes e caixas de beleza decoradas são um ótimo negócio. A consulta de um especialista na seleção de cosméticos pode ser um serviço útil. Isso atrairá a parte do público que não é versada em cosméticos coreanos e, portanto, hesita em comprar algo em sua loja. Mas se você fornecer o serviço de consulta individual e seleção de cosméticos, os compradores passivos ainda farão um pedido.
  • Desconecte. Trabalhe com compradores reais. Faça amizade com lojas offline, proponha um projeto conjunto, organize uma master class. Você também pode usar métodos de promoção banais: folhetos, outdoors, cupons de desconto, etc.

Existem muitos métodos para promover uma loja de cosméticos online. A principal regra de qualquer promoção é aprender a trabalhar com seu público-alvo. Entenda suas necessidades e fraquezas, identifique problemas e proponha soluções.

Etapa 9. Trabalhar nos bugs

Não importa como você pense sobre seu projeto, não importa o que você planeje, você não será capaz de evitar erros. Você sempre precisa estar pronto para resolver problemas e se adaptar às condições prevalecentes. É impossível se segurar contra erros, mas você pode prestar atenção na experiência de outros empresários e levar isso em consideração no seu negócio.

Como evitar erros ao abrir uma loja online?

  1. Escolhendo o item errado. O produto deve estar à venda e não deve acumular poeira em algum lugar do depósito. Portanto, conduza pesquisas de mercado com antecedência, determine os resultados das vendas, colete o máximo de dados possível. Peça um produto de um fornecedor somente se você tiver um plano de implementação claro (pré-encomenda, promoções, publicidade, etc.).
  2. Perfeccionismo . Não tente tornar tudo perfeito imediatamente. Com o tempo, você ajustará o fluxo de trabalho com base em sua experiência anterior.
  3. Faça tudo sozinho. Não tente cobrir todos os processos de negócios sozinho. Delegue tarefas a profissionais, isso vai economizar muito tempo.
  4. Poupança excessiva. Estabeleça preços de mercado adequados, não descarte. Não economize na promoção, mas planeje seu orçamento de publicidade para que os custos tragam resultados.
  5. Uma variedade inchada. Não tente vender tudo. Muitos empreendedores oferecem um enorme catálogo aos visitantes de suas lojas online na esperança de que a variedade os ajude a vender algo. Mas aqui é muito importante observar a medida. Uma variedade inchada é perigosa pelos seguintes motivos: você terá que trabalhar com muitos fornecedores, processar uma grande quantidade de informações e incorrer em custos adicionais para armazenar mercadorias. Além disso, quanto maior o sortimento, mais difícil é para você rastrear a qualidade de cada produto. Portanto, escolha um nicho em que seja conveniente e lucrativo para você trabalhar. Abra uma loja de especialização estreita, mas torne-se um líder nessa direção.

Iniciando

Nos estágios iniciais, seu objetivo é criar um projeto de sucesso que trará lucro de 100-200 mil rublos. Procure o seu público-alvo, selecione cuidadosamente a plataforma da sua loja online, crie uma publicidade eficaz. No empreendedorismo russo, há muitos exemplos de sucesso em que uma pequena loja online se tornou uma loja completa ou até mesmo uma rede de marca.

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