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Negócio de artesãos: como abrir uma loja online de produtos artesanais

Negócio de artesãos: como abrir uma loja online de produtos artesanais

Feito à mão continua no auge da popularidade, e este é um motivo para abrir seu próprio negócio de venda de itens artesanais. No artigo, falaremos sobre como organizar as vendas online e se uma loja online feita à mão precisa disso.

Hoje, os produtos artesanais se posicionam no mercado como um produto único e de alta qualidade, que atrai compradores. A moda dos feitos à mão conquistou a todos há alguns anos, e o comércio de aparelhos artesanais está florescendo. Muitos artesãos têm dúvidas sobre como transformar seu hobby em um negócio. E aqui você inevitavelmente terá que enfrentar muitos desafios típicos de um negócio sério. É a busca por novos canais de distribuição, a escolha de métodos de vendas, preços, aumento de produtividade e muito mais.

A transição de um hobby para um negócio é sempre difícil. Uma vez que todos os produtos são feitos à mão e por um único mestre, surge um problema: como fornecer produtos para todos? A margem de lucro em tal negócio é limitada por sua própria produtividade. Você não venderá mais do que pode fazer. Se você trabalha sozinho e até mesmo com pedidos individuais, os volumes de produção são limitados. Até que você resolva esse problema, é difícil falar sobre o que é feito à mão como um negócio completo.

Outra situação: você tem um produto que fez com antecedência. E agora você precisa vendê-lo. Onde procurar compradores? Hoje em dia, a maioria dos artesãos vende produtos pela Internet – é mais fácil e mais barato. Para negociação online, existem:

  • Instagram;
  • Etsy;
  • “Feira de artes e ofícios”.
  • Skafos,
  • “Mercado Lambada”,
  • AMOR FEITO e muito mais.

Outra opção é abrir uma loja online onde você possa vender seus próprios produtos. A ideia é boa, mas antes de implementá-la, você precisa estudar todas as nuances. Neste artigo, discutiremos se vale a pena abrir sua própria loja online, quando for conveniente, e quais tarefas deverão ser resolvidas em todas as etapas.

Você precisa de uma loja online

O artesanato sempre foi apreciado, mas agora é uma verdadeira tendência. E não é nem uma questão de qualidade. Feito à mão é a garantia da originalidade e da ausência total de soluções padronizadas, estereotipadas e enfadonhas para todos.

 

Vender produtos artesanais em uma loja online hoje parece uma maneira bastante promissora de ganhar dinheiro. O comércio está se movendo gradualmente para a Internet, mais e mais pessoas preferem fazer compras online. Portanto, uma loja online feita à mão é um negócio duplamente promissor.

 

Por que você precisa de uma loja online? Ele permitirá que você promova o seu negócio, anunciando-o e, ao mesmo tempo, agindo como uma plataforma de negociação. Com sua ajuda, você pode ir além do mercado geográfico. A loja online do autor é o cartão de visita da sua marca. A presença de uma loja online enfatiza a seriedade e escala do seu negócio, aumenta a confiança.

Prós e contras de uma loja online

PRÓS

 

MENOS
  • um site simples custará menos do que abrir um ponto de venda: você economizará no aluguel de instalações, contratação de pessoal, compra de equipamentos comerciais;
  • as plataformas online gratuitas permitem que você configure e lance uma loja online em poucas horas;
  • você pode começar a vender um produto mono criando um site de uma página;
  • eficiência de gestão: você pode negociar seu tempo livre de seu trabalho principal e de quase qualquer lugar;
  • menos cheques e barreiras administrativas para os negócios;
  • menor preço do produto devido aos baixos custos mensais
  • alta competição, um grande número de sites, entre os quais o seu pode simplesmente se perder;
  • altos custos para promoção do site, custos adicionais para entrega de mercadorias, suporte técnico do site, etc.;
  • erros no design da vitrine online: fotos ruins, informações insuficientes sobre o produto. Tudo isso pode reduzir as vendas;
  • possíveis problemas técnicos no site, pelos quais as vendas serão prejudicadas;
  • baixa confiança em novas lojas online de potenciais compradores;
  • perda de alguns clientes pela impossibilidade de avaliar o produto: examinar, tocar.

 

Dependendo das condições, uma loja online pode trazer um bom lucro ou muitos problemas.

Quando vale a pena abrir uma loja artesanal online:

  • existe potencial para trabalhar para um público amplo: a produção de produtos está estabelecida, você está pronto para vender mais;
  • há um determinado público e vendas, e você abre uma loja online para a comodidade de processar pedidos e automatizar processos;
  • muitos produtos diferentes – e você deseja organizar toda a variedade em seu site. Ou você está planejando expandir a gama e a lista de serviços, aumenta a confiança;
  • você está trabalhando com um segmento premium. Uma loja online enfatiza o status e a seriedade do seu caso;
  • se o seu conceito de negócio assim o exigir. Por exemplo, digamos que você esteja pintando camisetas. Para simplificar a comunicação com os clientes e se destacar no mercado, você oferece aos usuários um site com função de construtor. Ou seja, você automatiza completamente o processo de pedido. Uma pessoa visita o site, escolhe o tamanho e a cor da camiseta, faz um esboço das pré-fabricadas ou carrega sua própria versão da foto e, em seguida, envia o pedido;
  • você planeja expandir suas atividades. E você cria seções no site para cada tipo de público. Por exemplo, suponha que você esteja fazendo ilustração. No site você tem uma seção com exemplos de trabalhos sob medida, uma vitrine com souvenirs onde são utilizadas suas ilustrações, além de uma seção na qual você vende sua master class de desenho. Existem clientes completamente diferentes aqui, cada um dos quais deve ter sua própria abordagem. O formato da loja online permite resolver este problema.

O orçamento para a criação de uma loja online

Se considerarmos a abertura de uma loja online do ponto de vista de benefícios econômicos, então você deve calcular antecipadamente os custos de criação e manutenção de um site, bem como sua receita.

Você pode, é claro, criar seu site em uma plataforma gratuita, mas a eficácia é altamente questionável. Esses sites não diferem em seu design original, têm funcionalidade limitada e seu trabalho depende da plataforma escolhida – WIX, Jimdo, UMI, InSales, TIU, etc. Uma página pode ser feita com base nos designers de páginas de destino: Lpgenerator, Lpmotor, Platformalp. O principal é que sua loja tenha endereço adequado. Um domínio de terceiro nível como shop.freehosting.ru não é confiável. E o próprio provedor não é responsável pelo funcionamento do site e nele colocará seus anúncios.

Portanto, se você está pensando seriamente em abrir sua loja online, então é melhor fazer você mesmo.

O desenvolvimento de uma loja online com funcionalidade normal custará cerca de 20-50 mil rublos (dependendo do conteúdo, design, número de páginas, etc.). Além disso, você precisa levar em consideração os custos de manutenção do projeto, manutenção do domínio e outros custos técnicos. Você terá que pagar por uma licença CMS – custará de 0 a 73 mil rublos. É possível obter valores específicos em consulta com o desenvolvedor.

Quando você tiver os dados relevantes para o seu projeto, compare esses custos com o lucro esperado. Os investimentos no projeto de Internet terão retorno e as vendas aumentarão? Se a receita de uma loja online não cobrir os custos de sua criação e não trouxer nenhum benefício óbvio, vale a pena começar?

 

 

Assuntos organizacionais

Muitas pessoas não percebem esse ponto, embora seja muito importante quando se trabalha com lojas online. O aspecto jurídico é um componente obrigatório de qualquer negócio.

Claro, milhares de vendedores online ainda negociam sem registro. Mas não levamos em consideração esses exemplos, mas registramos nossas atividades. E a questão aqui não é apenas que você precisa fazer negócios de forma aberta e legal. Isso torna as coisas mais fáceis em geral:

  • o comprador, tendo escolha, fará um pedido a um vendedor oficialmente registrado. A confiança em tal loja será maior
  • se você planeja cooperar com serviços de entrega e outras empresas, a fim de celebrar contratos, você precisará registrar sua empresa
  • para conectar o sistema de pagamento do site, você deve ser empresário individual ou LLC.

Estágios de criação de uma loja online

Vamos passar para ações específicas. Então, o que você precisa fazer para abrir uma loja artesanal online?

Algoritmo passo a passo para criar uma loja online de produtos artesanais:

  • decidir sobre o conceito do site e as funcionalidades necessárias;
  • teste um nicho, tente criar uma loja online em uma plataforma gratuita para entender a viabilidade de abrir uma loja online completa;
  • Quando você imaginar o que deseja obter no final, entre em contato com o desenvolvedor, faça um pedido. Estude previamente as ofertas de diferentes estúdios de web design, portfólios freelance, avaliações. Compare preços, veja exemplos de trabalho – e só então faça um pedido;
  • pagar por todo o trabalho necessário para criar um site: domínio, licença CMS para uma loja online, design, etc .;
  • pense em um sistema de entrega de mercadorias para sua loja online;
  • pensar e ajustar o sistema de pagamento de pedidos;
  • preparar material para o preenchimento da loja online: fotos e descrições de produtos de alta qualidade, condições de entrega, etc.
  • desenvolver uma estratégia para promoção do site;
  • carregar as informações necessárias, organizar a vitrine da loja online;
  • comece a promover sua loja online.

Se as finanças permitirem, é melhor usar os serviços de especialistas para criar uma loja online. Um site aparentemente atraente com uma interface amigável atrairá muito mais compradores. A seguir, vamos falar sobre alguns pontos importantes que dependerão muito de você.

Preenchendo a vitrine da loja online

É muito importante para uma loja online criar uma apresentação de produto de alta qualidade. A decisão do comprador depende da qualidade do preenchimento da ficha de produto em 70%. O visitante do site avaliará seu produto pelas fotos que vê e pelas características especificadas. Se esses pontos forem mal executados, todos os seus investimentos no site serão eliminados. Você pode confiar a criação de conteúdo para o site a especialistas: fotógrafos, redatores de SEO, profissionais de marketing, etc. Tudo isso também são custos adicionais para a criação de uma loja online.

 

Boas fotos são uma apresentação do seu produto. É a partir da foto que os compradores em potencial podem julgar a exclusividade, a qualidade e a aparência das coisas. As fotos devem enfatizar a dignidade dos produtos protegidos por direitos autorais, criar um certo clima e evocar emoções nos visitantes da loja.

 

Uma boa descrição do produto constrói confiança, descarta, evoca emoções e promove o produto. Deve haver uma característica do produto (material, dimensões) e uma história única.

Métodos de pagamento de mercadorias

Considere diferentes métodos de pagamento se não quiser perder clientes na fase de finalização da compra. Conecte diferentes sistemas de pagamento para que cada cliente escolha a opção mais adequada para si.

Prós e contras de diferentes métodos de pagamento pela Internet

FORMAS DE PAGAMENTO

 

PRÓS

 

MENOS
cartão do banco
  • Quase todo mundo tem cartões de banco;
  • o comprador pode pagar facilmente pelo pedido;
  • o dinheiro vem imediatamente
  • Algumas pessoas ainda têm medo de fazer um pré-pagamento;
  • os sistemas de pagamento recebem uma porcentagem de cada pedido para processar os pagamentos
Pagamento na entrega por correio
  • É psicologicamente mais fácil pagar em dinheiro, o comprador não arrisca nada ao pagar pela mercadoria na entrega
  • De acordo com a Lei 54-FZ, a emissão do cheque impresso é obrigatória. Mas! Você pode dispensar uma caixa registradora se confiar a entrega e o recebimento de pagamentos a um serviço de correio;
  • nem todo empresário se sentirá confortável trabalhando com dinheiro.
Carteiras eletronicas
  • o dinheiro vem imediatamente;
  • é psicologicamente mais fácil para um comprador pagar com dinheiro eletrônico do que fazer uma transferência de um cartão.
  • levará algum tempo para se conectar se você quiser aceitar pagamentos como uma entidade legal;
  • todas as e-wallets cobram comissão (de 0,5 a 5% dependendo do faturamento da loja).
transferência bancária
  • Seguro (a probabilidade de fraude é zero);
  • não há necessidade de conectar nada, basta emitir uma nota fiscal
  • Longo. Você está aguardando o pagamento e o comprador aguarda o envio das mercadorias por vários dias.
BACALHAU
  • Visibilidade de confiabilidade para o cliente (pagamento no recebimento da mercadoria);
  • de acordo com a lei 54-FZ, o correio russo assume o envio do cheque ao comprador. Você não precisa emitir um checkout online
  • a velocidade de recebimento de dinheiro de uma semana a 2-3 meses;
  • laborioso processo de registro;
  • o risco de perda da parcela ou não resgate da mercadoria.

 

Quanto mais um cliente tiver opções de métodos de pagamento, maior será a probabilidade de uma compra. Tente automatizar todos os processos tanto quanto possível:

  • Aceitar pagamentos em dinheiro via serviço de correio;
  • acelerar o trabalho com Brazilian Post usando o aplicativo;
  • usar programas especiais de cobrança;
  • Aceite o pagamento usando e-wallets ou um cartão de banco por meio de um agregador de pagamento.

Promoção de uma loja online

Cada loja online usa métodos diferentes para direcionar o tráfego. Quais são os mais eficazes e importantes? Para esclarecer esse ponto, você pode consultar uma pesquisa realizada entre compradores online. Eles foram simplesmente questionados sobre o que os levou a fazer uma compra em uma determinada loja online. Os resultados são mostrados na figura.

Com base nesta pesquisa, certas conclusões podem ser tiradas:

  • às vezes é muito mais lucrativo reduzir os preços e oferecer descontos em produtos do que gastar o mesmo dinheiro na promoção do site;
  • preste atenção especial ao design da loja online: para fazer com que o catálogo de produtos pareça completo e variado, a pesquisa e a navegação no site são convenientes;
  • certifique-se de adicionar comentários ao seu produto.

Maneiras de promover uma loja online de produtos artesanais:

  • Publicidade contextual. A maneira mais fácil e rápida de promover uma loja online é configurar publicidade contextual em Yandex, Google, redes sociais. Como observam os proprietários de lojas online feitas à mão, as plataformas eficazes para atrair clientes são Instagram, Pinterest e Google.
  • Redes sociais. Para direcionar o tráfego para o seu site através das redes sociais, você precisa criar contas para sua loja. Em primeiro lugar, este é o Instagram. De acordo com as estatísticas do Instagram, os produtos feitos à mão estão entre os três produtos mais vendidos. Escrevemos mais sobre como vender produtos artesanais por meio do Instagram . Você também pode usar o Pinterest fazendo upload de fotos de seus produtos usando o link para a loja online. Mostre o fluxo de trabalho, conte a história da criação desta ou daquela coisa. Forneça feedback aos seus clientes, responda a perguntas.
  • Resultados da pesquisa de uma loja online. Um dos indicadores mais importantes do sucesso de um projeto de Internet é o seu lugar nos resultados da pesquisa. Aprenda os conceitos básicos de SEO, mesmo que planeje confiar a otimização a um especialista. Isso, no mínimo, o protegerá de um trabalho de baixa qualidade. SEO é um conjunto de medidas para promover um site nos motores de busca para as principais consultas de pesquisa. Certifique-se de incluir comentários de clientes em seu site. Esta não é apenas uma ferramenta de SEO, mas também uma motivação adicional para comprar. Como mostram as estatísticas, mais de 70% dos usuários não fazem uma compra sem verificar as avaliações do produto.
  • Boletim de Notícias. Outro método de promoção de uma loja online é o boletim informativo. Para vendedores iniciantes, isso pode ser gratuito se você tiver poucos destinatários de e-mail. Por exemplo, no Mailchimp, até 2.000 emails são enviados gratuitamente. Um bom boletim informativo é capaz de trazer visitantes e compradores prontos para o site, falar sobre a empresa e aumentar a fidelidade. Para começar, pratique a criação de uma lista de discussão – teste-a em um pequeno banco de dados. Faça uma conclusão e use esta ferramenta ao máximo após consertar os bugs.
  • Publicidade offline. Não se esqueça de que você também pode promover sua loja online offline. Você pode participar de uma feira ou exposição, distribuir cartões de visita e folhetos. Procure oferecer cooperação às lojas que colocarão parte de seus produtos à venda. Nesse caso, considere a embalagem do produto, na qual você pode fornecer um link para sua loja online.

Exemplos de lojas online de produtos artesanais

Também deve ser entendido que a promoção de uma loja online é um processo contínuo que requer tanto a melhoria do site quanto o desenvolvimento do negócio. Exemplos inspiradores de lojas online de produtos artesanais.

Olena Misnik, de Kiev, faz marcadores de página com pernas. Ela começou a vender seus produtos em 2011. O primeiro site foi uma loja própria no site da Etsy. Durante esse tempo, a costureira vendeu 9.000 marcadores

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