Visando comportamentos específicos

Quando você está tentando gerenciar um comportamento perturbador, é útil identificar comportamentos específicos que você está tentando mudar (ou encorajar). É verdade que, quando as famílias se sentem sobrecarregadas, às vezes pode parecer que cada interação é uma luta. No entanto, identificar comportamentos específicos é um primeiro passo importante para uma disciplina eficaz. Adotar um comportamento de cada vez permite que você fique mais focado, compreenda melhor por que o comportamento está acontecendo e tenha um maior senso de controle. Claro, pode haver vários comportamentos que você gostaria de mudar, mas avaliá-los um por um é importante.

teste de avaliacao de perfil comportamental

Os comportamentos alvo devem ser:

Específico (para que as expectativas fiquem claras para todos na família);

Observável;

Mensurável (para que todos possam concordar se o comportamento aconteceu ou não);

Um exemplo de comportamento mal definido é “atuar” ou “ser bom”. Um comportamento bem definido seria correr pela sala (ruim) ou começar a lição de casa na hora certa (bom).

Antes que o comportamento aconteça – Quando você está pensando sobre um comportamento específico que você está almejando, é importante pensar sobre o que geralmente acontece antes desse comportamento e pode estar desencadeando-o. Isso ajuda os gestores a entender não apenas por que uma pessoa pode estar agindo assim, mas também como a antecipação de certos gatilhos pode ajudar a impedir que esses comportamentos aconteçam. Os gestores também podem examinar os gatilhos que tornam os comportamentos positivos (como obedecer a um comando pela primeira vez) mais prováveis.